top of page

Saber o que voce quer comunicar "diferença toda faz"!

Vamos refletir e analisar estas imagens juntos. Quer dizer, eu já analisei e já cheguei à algumas conclusões, mas estou falando assim pra te aproximar de mim e parecer que estamos juntos agora mesmo batendo esse papo. Que na verdade foi criado por mim sozinha, falando com as paredes, em algum dia que pode ter sido ha anos atrás ou hoje de manhã. Você nunca vai saber hehe coisas da comunicação.


Faça uma análise atentando aos detalhes de cada imagem e observe o que sente e pensa cada vez que olhar para uma nova imagem. Siga a ordem e experiencie uma por uma. Eu estou aqui com você pra te ajudar, não se esqueça!


Então vamos começar...



Que será isso? O que você sente quando olha pra esta imagem preta com vários pontinhos brancos espalhados de maneira nem tão aleatória ou equilibrada assim? No meu ponto de vista me remete a várias coisas, a primeira é o universo, céu estrelado. Posso ver também algo que foi pintado de preto e está descascando. Lembrei rapidamente daquelas telas de erro que aparecem com códigos estranhos no computador ou algum tipo de gráfico. Uma mesa preta com resquícios de cocaína quem sabe?


Vamos pra próxima...



E nessa? Qual foi o primeiro sentimento ou pensamento que te ocorreu? Bolinhas coloridas me geram alegria, me remetem à algo divertido já de cara. O desfoque me dá a sensação de algo mágico ou surreal, que eu particularmente adoro. Já o fundo escuro e faixa azulada acima, me remetem novamente ao céu, porém de uma noite badalada. Algo quente, animado, mas ainda misterioso. Um lugar com muitas pessoas diferentes. Me veio até uma festa à fantasia aqui. Algum joguinho de video game, sei lá. Tem a ver com a casa 5 na astrologia, o universo lúdico.


Melhor seguirmos vai...



Olha o mar gentem!!! Alguém já tinha percebido que 70% deste lugar visto deste ângulo era composto por água? Eu não penso em água nas duas primeiras imagens, mesmo que eu seja a pessoa quem tirou essas fotos. Não é louco isso?


Nesse caso o primeiro pensamento é de que não deu certo, tá sem foco. No entanto já consigo entender do que se trata. Agora vejo um pôr do sol deslumbrante, um marzão que chego até a sentir a brisa da Bahia se aproximando. Calor e férias. Relaxamento e vontade de agradecer à natureza. Coisas nessa linha. O desfoque reforça a sensação de sonhar estar na praia e de alguma forma estar longe da realidade do momento. Como um cartão postal, que te embarca em uma viagem gostosa pelas suas memórias de como foi bom tudo aquilo e te sugere a olhar o calendário e preços de passagens pra checar quando será a próxima vez que terá essa oportunidade.


Ainda nada muito definido né? Vem, tá quase acabando...



Ufa, que alívio. Depois de ter olhado pra foto anterior por algum tempo, essa é a primeira sensação disparada ao ver esta imagem. Como quem precisa de óculos pra ler um texto mas não sabe aonde os colocou e tenta sem mesmo. As letrinhas pequenininhas não poderão ser lidas sem óculos, mas os grandes títulos sim. Ou seja, deu pra saber pelo menos o assunto principal, certo? Óculos devidamente encontrados e chegamos à esta imagem que revela detalhes à principio nem sequer imaginados ali. Tipo um forte, vários veleiros e barcos de tamanhos diversos, plataformas que dão acesso ao mar à direita e até descobrimos que tem terra e luzinhas lá bem longe na parte esquerda superior.


Foco, detalhes, diferentes níveis, tudo muito claro e bem definido. Aqui deixo muito menor a margem pra você imaginar o que seria isso. Apenas é, já tudo ali expresso. A comunicação funciona assim, seja visual, verbal ou qualquer al. Por exemplo, vamos supor que te recebi em minha casa e te ofereci um pedaço de bolo. Você adorou o bolo e pediu a receita:


"Muito fácil, ovo, farinha, fermento, açúcar, um pouquinho de óleo e manda ver no forno, não tem erro!"


Você vai pra casa confiante, louco pra fazer esse bolo mais fácil e gostoso do mundo e acaba o dia super frustrado com uma gororoba estranha, que em nada se parece com a delícia que comeu mais cedo. Qual foi o ingrediente que mais faltou nesse bolo? a comunicação apenas. O detalhamento das medidas de cada ingrediente, a ordem, os pulos do gato, todos foram ocultados.


Quanto mais precisão, foco e amplitude de visão temos ao nos comunicarmos, menores são as chances de nossas mensagens não serem compreendidas em sua totalidade. Eu adicionaria a empatia ai também, pois é essencial conferir se estão te entendendo e adaptar a entrega de acordo com as necessidades de quem está recebendo esta mensagem.


Entendeu???


E tem mais, nunca confie em mim caso eu te passe alguma receita, eu não sei fazer nem bolo nem nada!




0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page