top of page

Jaime Martins - Ele sim!



Também conhecido como Mestre Curió, discípulo de Mestre Pastinha. Guardião da Capoeira Angola.


Arte, filosofia, dança, teatro, estilo de vida, brincadeira e principalmente, uma LUTA. Vários lutos.


Criada por negros e índios para que pudessem resistir, sobreviver à todos os abusos aos quais eles tiveram que passar para que eu, branca privilegiada pudesse hoje treinar Capoeira do outro lado mundo.


Sou grata e honro cada um de vocês que com muito sangue, suor e sabedoria, existem e resistem até hoje com tantos tesouros como este e infelizmente com a falta de ar que ainda mata.


Neste dia eu acompanhei o Mestre Curió em uma de suas idas ao Mercado de São Joaquim que foi o primeiro mercado do Brasil e que existe até hoje. Movido por negros em sua maioria. Andávamos e ele ia me contando de seu pai que tinha uma barraca lá, de seu avô, de seus ancestrais que eram todos capoeiristas, escravos, sobreviventes.


Este era o principal ponto aonde chegavam os navios negreiros vindos da África cheios de escravos, muitos já mortos. Os que sobreviviam seguiam acorrentados para seu destino tão... (me falta essa palavra que combina com o que sinto aqui).


É desde essa época no mínimo, que os negros e índios pagam as nossas contas. Não é nenhuma novidade. Eles são a base da nossa sociedade capitalista. Elas, mulheres negras e índias especialmente. Elas sim!


Capoeira é uma palavra indígena que significa mato rasteiro.


Este homem, negro, é uma das pessoas mais especiais e inteligentes que já conheci na minha vida. Cada minuto ao lado dele é garantia de lições muito profundas para a vida toda. Um exemplo em muitos sentidos. Forte, corajoso e sábio.


Um bruxo, feiticeiro, pai de santo, pai de dezenas de filhos, Mestre, professor, cozinheiro, soldado, mandingueiro, um amigo, um coração gigante.


Ainda sobre minha lista de privilégios... neste dia do vídeo eu fui lá comprar ervas, folhas e velas para a roda de toda sexta. O que pra mim foi um portal que se abriu para um passeio mágico e cheio de aprendizados, para ele é rotina.


Vidas negras importam, todas e cada uma delas.


0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page