• BrunaGosta

Magia da feira de são Joaquim guiada por mestre Curió!



24/5/19 - 14:35 - Salvador


Sabe quando algo que você acabou de viver ainda é inexplicável? Ainda não existe em pensamento, razão. Quando seu corpo vibra por um motivo que faz todo sentido e não se encaixa em nenhuma palavra, quando é tudo ainda só emoção, sentimento. Sem nome mesmo. Coisa primitiva, memórias de outras vidas talvez. Me vieram uns flashes. Acho que mais gente viu o que eu vi. Viu o que fomos na vida passada.


To aqui juntando pecinhas depois desse passeio mágico pela feira mais antiga do Brasil. Feira de São Joaquim. Guiada pelo mestre de capoeira Angola Curió ou Jaime Martins pra quem o conhece de outras vidas, assim como eu e se acha íntima pra caramba depois de (re) conhecê-lo há dois meses na Bahia, desta vez em contextos tão distintos e distantes. Tem até o sobrenome do meu pai. Ainda assim eu vejo claramente o ponto onde o x se cruza sabia?


Fomos lá pra comprar folhas diversas pro culto feito na abertura de cada roda. Aprendi tanta coisa só de estar fotografando o percurso e me identifiquei tanto com a natureza sociável, que passa atazanando todo mundo no caminho.

Sempre no bom humor, bom mesmo, meio ácido as vezes. Me remeteu um pouco ao que falam de mim por aí. Uma alma infantil que se recusa à envelhecer. Que se diverte muito, com muito pouco ou até nada mesmo, também é ótimo.


Provável que ele não sinta nada disso e quando souber desse texto aqui vai dizer algo tipo: essa menina é dôdja!!! Hahaha eu vou amar, porque amo até as broncas que ele me dá religiosamente em todos os treinos, sem pular nenhum. Ele pega pesado sabe (com todos os alunos), mas tem uma intenção tão tão clara de querer meu bem que eu deixo. Deixo assim né, reagindo muito porque não sou água rasa, clara e calminha. Sou tempestade às vezes e água profunda que nem se pode ver o fundo. Depois dessa fala ele certamente faria uma piada imensa com o duplo sentido do meu fundo. Eu rio fundo, eu rio junto e tomando cafezinho. TOMANDO. Se vacilar até afogo um, porque eu mesma já vivo afogada em mim. Que diferença faz?



Já conheceu alguém que exala conhecimento e só de respirar o mesmo ar que a pessoa, você já se torna mais sábio? Então. Ele é assim, uma relíquia da história da capoeira. A capoeira raiz viva na minha frente. Uma entidade.


Às vezes parece que ele parou no tempo, mas é aquariano rebelde, revolucionário e tem muito claro quais são seus princípios e valores. Pode soar ultrapassado, mas a luta e resistência dele fazem toda diferença. Não só para ele, mas para capoeira no mundo e para todo mundo que se aproxima ou vive esta doutrina filosófica tão alquímica. Para todos os negros e pessoas que estão à margem da sociedade também obviamente. Até para os privilegiados como eu que nunca chegaram perto de passar fome ou não ter uma cama para dormir (nesta vida que seja).



Capaz de você chorar de dor ouvindo a história de vida deste homem e provável que chore de emoção ao ver o que ele conseguiu fazer partindo de um lugar com oportunidades tão miseráveis.


Eu e ele nos confortamos com a certeza de que Deus sabe Claramente o que está fazendo. Isso gera uma paz imensa, mesmo no meio de uma luta tão dura como a que ele viveu e vive ainda para sustentar seu legado no auge dos seus 82 anos de idade. Ainda dando aula, não deixando nada passar batido, como um pente bem fino, seguindo rigorosamente todos os fundamentos que lhe foram ensinados por seu mestre Pastinha e mais inocente do que uma criança. Na dúvida, fique esperto, esse é o meu conselho, pois essa criança inocente é da pá virada.


Como bom aquariano, ele sempre confronta o sistema e verbaliza que quer fazer exatamente o contrário. E no amor, que fique bem claro. Ele aprendeu quase tudo pela dor e quer fazer o contrário, já falei. Não tem preço ter tido a oportunidade de treinar com ele por 2 meses apenas, que mais pareceram uma viagem no tempo e tão intensa que chegou a fazer uma reorganização dos meus karmas. Sou muito, muito, muito mais leiga agora. Não desaprendi nada. Mas reforcei o que eu já sabia sobre não saber nada. Viva mestre Curió, o mestre da moral!


Quem estiver em Salvador BA, tem que ir lá na escola ECAIG, no forte de Santo Antônio conhecê-lo, sentir essa energia e beber de uma fonte muito rica de conhecimento. Infinitamente grata por tudo que aprendi com ele, por cada vezinha que ele apostou em mim e vibrou por eu ter feito a coisa certa, finalmente. Tudo se repetia, pois logo em seguida eu já fazia uma errada de novo.


Ufa, agora sim, tudo escrito, raciocinado, fresquinho na versão pensamento mais melosa de todas. Me belisquei aqui e foi tudo real mesmo, iê viva meu Deus...


#capoeira #capoeiraangola #mestrecurio #salvador #bahia #feirasaojoaquim #lendaviva #filosofia #amor #brunagosta

WhatsApp: +353 87 224 1910  -  Email: info@brunagosta.com  -  Instagram: @brunagosta